Páginas

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Feliz 2016


Prestação de Contas do mês de Novembro de 2015

Sincor segue com suas contas controladas.

Mas no mês passado, devido aos pagamentos de compromissos acumulados de dois meses, houve alteração na balança financeira.
A receita se encontra menor que as despesas, visto que, tivemos o evento Feira Pará Negócios e algumas contas pagas acumuladas de 02 (dois) meses, como: Fenacor, Bolsa Estagiário, CIEE e Seguro de Vida dos Associados.


Seguro popular: corretor terá que informar valor da comissão


foto2

A Susep incluiu na minuta de resolução que vai regulamentar o Seguro Popular de Automóvel Usado um dispositivo que deve gerar polêmica. A autarquia propõe que, no frontispício da apólice ou certificado individual esteja escrito o seguinte aviso, em destaque: “O corretor e a seguradora deverão informar o percentual e o valor da comissão de corretagem aplicada à apólice, sempre que estes forem solicitados pelo segurado”.

Além disso, a Susep também quer que sejam informados, no frontispício da apólice ou certificado individual, as coberturas principais do plano escolhido, bem como as adicionais, se contratadas, com seus respectivos limites máximos de indenização e prêmios; o valor determinado ou o percentual de fator de ajuste do valor de mercado, para o pagamento da indenização integral; além do valor das franquias, quando houver.

A minuta ficará em audiência pública até o dia 18 de janeiro.

Pela proposta da Susep, será aceita a utilização de peças usadas oriundas de empresas de desmontagem, conforme lei específica, para a recuperação de veículos sinistrados com cobertura securitária.

O novo seguro será destinado exclusivamente à cobertura de veículos com cinco anos ou mais de fabricação. No caso de caminhões, contudo, não haverá limitação de ano de fabricação veículo. Com isso, o seguro popular servirá de contraponto às associações que comercializam a chamada “proteção veicular”.

As seguradoras que comercializarem apólices de seguro popular de automóvel deverão oferecer ao segurado, quando da apresentação da proposta, a cobertura de “valor de mercado referenciado” e/ou de “valor determinado”.

A seguradora também deverá fornecer uma declaração com a relação das peças usadas utilizadas na recuperação do veículo sinistrado.

Fonte: CQCS.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Mensagem de Natal do Sincor-Pa


Aviso do Sincor-Pa – Recesso de Natal e Final de Ano

Comunicamos ao mercado de seguros e ao público em geral, que estaremos em recesso no período de 23/12/2015 à 27/12/2015 e de 30/12/2015 à 03/01/2016, que corresponde ao período de natal e final de ano.

Att. A direção

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Parceria entre corretoras de seguros

parceria 196
O número de pequenas e médias empresas (PMEs) que atuam no mercado de corretagem de seguros aumenta consideravelmente. Mas no caso delas, exercer a função sozinha, muitas vezes, é uma tarefa complexa. Então, por que não se unir a outros profissionais?

A opção pode estar na chamada associação de corretoras, iniciativa que também engloba corretoras de grande porte e tem como objetivo ampliar o leque de ofertas, assim como fortalecer a presença das companhias e facilitar suas negociações no mercado. Basicamente, a associação acontece por adesão ou aquisição de empresas.

“Os modelos variam, pois as negociações e os termos entre as corretoras são muito peculiares. Mas o modelo de  holding é o mais noticiado. É um modelo de associação aberto, que trabalha com questões de crescimento, se baseia na compra de corretoras e é mais próximo ao modelo de franquia”, explica o diretor de serviços financeiros da consultoria PwC Brasil e especialista em seguros, Oscar Pettezzoni.

A Segna é uma das companhias que trabalha com a medida. Criada a partir da junção de corretoras independentes do Estado do Rio de Janeiro, a empresa atua nacionalmente, em todos os ramos. “Até consolidar o modelo, passamos dois anos nos reunindo semanalmente com os sócios fundadores. Foi feito todo um trabalho de pesquisa, conhecimento e relacionamento e, em novembro de 2009, implantamos o projeto”, afirma Fernandes Sá, presidente da empresa.


Inicialmente, 18 companhias buscavam associar-se, mas somente 14 permaneceram no projeto. Hoje, a Segna conta com uma sede que unifica as áreas administrativa, financeira e produtiva, o que segundo o executivo proporciona economia em escala. A maioria das decisões da empresa,  porém, passa por aprovação de assembleias mensais.

Já a GC do Brasil, que iniciou as operações em dezembro de 2010, utiliza o modelo de capital fechado. De acordo com o presidente,

Álvaro Ângelo de Lima, a ação tem se mostrado eficiente por proporcionar ganhos de conhecimento e facilities para todos os envolvidos no processo.

“Capacitamos acionistas e colaboradores, temos a possibilidade de adquirir ferramentas que facilitam a rotina dos acionistas, criamos uma central de back office que libera as corretoras para conduzirem melhor a comercialização de produtos, além de desenvolvermos produtos direcionados a demandas reprimidas dos acionistas e padronizarmos processos e sistemas”, assegura Lima.

Corretor: perfil e desafios

Paciência, resignação, capacidade de aceitar mudanças e entender os anseios de cada corretor, além de estar aberto a novas ideias são características imprescindíveis para um profissional que busca uma associação. “Neste nicho, o maior desafio é o relacionamento com o ser humano e você tem que trabalhar com corretores que tenham o perfil parecido com o seu”, afirma José Alexandre Cid Pinto, um dos 19 sócios da Perspectiva Administradora e Corretora de Seguros.

No mercado capixaba desde 2000, a empresa nasceu da ideia do próprio executivo junto a outro corretor, que inicialmente visava otimizar custos e serviços. A Perspectiva conta com seis diretorias, uma presidência e um Conselho Deliberativo e aloca todas as áreas no mesmo espaço, incluindo o departamento comercial – que apesar de integrado à unidade, atua individualmente em razão dos diferentes volumes de venda de cada corretora. “Tivemos retorno positivo do nosso trabalho logo nos primeiros seis meses de atuação”, diz Cid.

O executivo da PwC, Oscar Pettezzoni, compartilha da mesma opinião e acrescenta que os envolvidos no projeto devem estabelecer claramente quais e como serão seus controles e governança. “A associação não é muito diferente de uma sociedade ou de um casamento. Então, essa questão deve ser acertada logo no início”.

Além do perfil semelhante, outros pontos que caracterizam uma associação de corretoras de seguros eficiente são a estrutura e a operação utilizadas. É necessário encontrar uma maneira de firmar processos que atendam diferentes peculiaridades, de modo com que nenhum dos sócios sinta-se prejudicado.

Franquia

Outra alternativa para quem deseja atuar em conjunto é o conceito de franquia, como o oferecido pela Seguralta. “Estamos no mercado há 46 anos, mas foi em 2008 que entramos para este ramo.Quando iniciamos, fomos muito criticados e os corretores não viram a iniciativa com bons olhos”, lembra o diretor de marketing da empresa,

Marcelo Macri. Atualmente, a companhia mantém parceria com 27 seguradoras brasileiras e possui mais de 700 unidades espalhadas por todo o Brasil, sendo a maioria delas na região Sudeste do País.

Na empresa, o corretor tem a opção de aderir às franquias Home Office (a partir de R$ 20 mil, na qual trabalha na própria residência) ou Standart (a partir de R$ 100 mil, unidade física da loja com fachada e padronização de unidades, que possui maior estrutura e o 34 apoio de funcionários). Nos dois casos, todos os franqueados recebem as mesmas orientações.

“Quando o corretor trabalha sozinho, muitas vezes fica travado por questões burocráticas. Damos o suporte para que o profissional foque na comercialização, auxiliando-o no departamento jurídico e na estratégia de venda”, explica Macri.

Assim como para o franqueado que acabou de ingressar na área e ainda não conta com uma carteira de clientes definida, a Seguralta oferece um treinamento aos profissionais veteranos, realizado em duas etapas. A primeira acontece online, com tempo médio de três dias – período que depende exclusivamente do empenho do franqueado. Já a segunda é presencial, a ser finalizada em cinco dias. Após a conclusão de ambas, o corretor pode dar sequência ao treinamento no portal da companhia, que disponibiliza informações sobre produtos específicos.

“O treinamento não é longo e funciona como um suporte, uma maneira de capacitar o corretor, mas o mercado securitário exige uma postura comercial do franqueado. Então, o sucesso também depende do empenho dele. Se o profissional tiver esse empenho, rapidamente prospera”, assegura o diretor.

Tendência

Ainda não há dados concretos sobre a adesão deste tipo de gestão no Brasil, mas os executivos afirmam que a medida está conquistando o mercado. As justificativas para a crescente vão desde as grandes dimensões continentais do País à concorrência, players internacionais e até mesmo a ausência da cultura do seguro, possibilitando que uma série de produtos e serviços seja explorada. “Acreditamos neste modelo, tanto é que já começamos a procurar parcerias fora do Estado do Rio de Janeiro”, revela Fernandes Sá, da Segna.

Para o executivo da PwC, Oscar Pettezzoni, o mercado de seguros está mais profissionalizado, amadurecido e tem agora corretoras que também se posicionam como consultoras, movimento que demonstra uma maior preocupação dos profissionais em atender melhor os clientes e ofertar melhores produtos. “Todo mundo trabalha via corretor no mercado de seguros e esse profissional precisa inovar, trabalhar mais essa questão. A associação pode ser uma alternativa para que grupos de corretores ganhem força dentro deste processo”, diz Pettezzoni,acrescentando que nos  próximos anos a associação passará por um processo de consolidação e surgirão modelos mais refinados.

Na visão de José Alexandre Cid Pinto, da Perspectiva, a associação de corretoras de seguros já é uma realidade e deverá ser adotada pelas corretoras em poucos anos, a não ser que as companhias sejam grandes o suficiente para se manter sozinhas.

Fonte: Lívia Sousa | Revista Apólice

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Falta um dia para a Confraternização do Sincor/Pa



Falta um dia para a Confraternização do Sincor/Pa


A festa do Sincor é amanhã.

Hoje é a última chance de pegar sua camisa na sede do sindicato, até às 18 horas, para participar da Confraternização. Últimas camisas disponíveis.

A festa começa às 12 horas e será no Corretão, espaço que fica na sede do Sincor/Pa, localizada na Avenida Duque de Caxias, número 295, em Belém.

O sócio que estiver em dia com suas contribuições terá sua camisa gratuitamente, e terá direito a churrasco, refrigerante, água, suco, cerveja, feijoada e pagode para festejar com os amigos.

Venha logo buscar a sua camisa, não deixe de participar dessa festa!

SINCOR FORTE, MERCADO UNIDO!

Parceiros


B10 Corretora de Seguros S/S Ltda






Oficina Pará Pinta Car



quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Interatividade transforma regras de grupos de corretores


teste
O grupo “Bom dia Seguro” dá mais um passo significativo na construção da plataforma mobile voltada ao mercado de seguros. Após alcançar o número de mil participantes no WhatsApp, a ferramenta proporciona inovações para os seus usuários e a mudanças operacionais motivada após a manifestação dos usuários.


O programa permite que corretores e profissionais de seguros opinem na construção da ferramenta nos mais de 15 grupos. Através de uma enquete envolvendo os profissionais e percebendo o resultado, os gestores da ferramenta adaptaram o “Bom dia Seguro”, e agora os usuários recebem diariamente em seu informativo dez matérias do CQCS sem a opção de vídeo informativo ou podendo ainda, integrar ao grupo exclusivo de matérias com a exibição da ferramenta visual interativa. É indispensável que os integrantes dos grupos, adicionem o número de moderação na agenda: (71) 98234-2771.

O “Bom dia Seguro” faz parte de uma construção responsiva e adaptável para navegadores de celulares, o uso desta plataforma vem fortalecer a relação do site CQCS com o seu público. Ainda não faz parte desta inovação? Acesse a aba “Fale Conosco” , com o número de telefone, o respectivo DDD e a solicitação para integrar os nossos grupos. Faça parte desta iniciativa pioneira no mercado de seguros e receba os principais destaques em primeira mão!

Fonte: CQCS.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

HDI Seguros realiza visita ao Sincor-Pa


Junior Linhares, presidente em exercício do Sincor-Pa e João Braça, presidente eleito receberam visita de cortesia de executivos da HDI Seguros. Paul Douglas Canarin, diretor territorial e José Ayrton Duarte Júnior, gerente sucursal. Os executivos da HDI foram agradecer a parceria da gestão de Junior Linhares neste ano de 2015, e dar os votos de sucesso à João Braga, presidente eleito da entidade, que irá tomar posse em janeiro próximo. A visita aconteceu ontem, quinta feira na sede do Sincor-Pa.

Nova fonte de receita para o corretor



Atuar no Seguro DPVAT pode ser uma excelente fonte de novas receitas para o corretor de seguros de qualquer parte do país. A sugestão é do assessor da presidência da Seguradora Líder-DPVAT, Marcio Norton, segundo o qual existem duas opções para o profissional interessado em explorar esse segmento: aderir ao programa “Parceiro DPVAT”, para atender quaisquer vítimas de acidentes no trânsito ou beneficiários, com remuneração específica; ou sendo o corretor de frotas de ônibus e vans, o que pode representar uma receita extra expressiva, correspondente a 8% do prêmio pago pelo dono das empresas de ônibus. “Todas as informações estão no nosso site www.seguradoralider.com.br”, explica Norton, acrescentando que, ao contrário do que ocorria até recentemente, quando apenas corretores plenos podiam operar nesse ramo, agora, essa possibilidade está aberta também a corretores de vida.

Norton afirma que, além da remuneração, os corretores de seguros podem exercer uma função social fundamental, tanto por seu conhecimento profissional quanto pelo fato de estar presente em praticamente todas as cidades do Brasil. “Dados recentes indicam que estão registradas quase 30 mil corretoras de seguros. Esse volume é mais de quatro vezes maior que o das sete mil agências dos Correios, que estão presentes em 98% das cidades brasileiras e também fazem o atendimento no Seguro DPVAT, após convênio firmado por nós”, observa o executivo da Seguradora Líder-DPVAT.

Para ele, essa “missão” do corretor é extremamente o importante para as milhares de famílias de vítimas de acidentes no trânsito que moram em cidades mais afastadas dos centros urbanos e precisam de facilidade de acesso ao Seguro DPVAT. Além disso, para o corretor, o Seguro DPVAT também pode trazer a melhoria de sua imagem perante a sua comunidade, pois passa a ser visto como um agente social, o que, em um segundo momento, se traduz em vendas de outros produtos de seguro, através deste ganho de imagem.

O corretor que adere ao programa “Parceiro DPVAT” passa a constar no rol de pontos de atendimento oficiais no site . Para mais informações sobre este programa, acesse o link: http://www.dpvatsegurodotransito.com.br/parceirodpvat/site01.htm.

Fonte: CQCS

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

XXVI Congresso Panamericano Copaprose Brasil 2016

O Sincor/PA, com o apoio da FENACOR convida os corretores de seguros a participarem da COPAPROSE 2016, com preço diferenciado para os seus associados. Um Congresso Panamericano que acontecerá no Brasil e voltado ao profissional corretor de seguro. Interessados entrar em contato com a secretaria do Sincor/PA até o próximo dia 10, impreterivelmente, pois após esta data, as inscrições serão diretamente com a FENACOR.

O COPAPROSE terá como tema central “Para onde caminha o Seguro na América Latina?”

O Evento Internacional

Se propõe a promover uma reflexão sobre as perspectivas do mercado de seguros e, particularmente, dos produtores, intermediários e corretores de seguros, nos próximos anos, diante de um cenário econômico instável e de profundas mudanças na sociedade.
Esse debate tem como base o papel que cabe aos intermediários, produtores e corretores de seguros no processo de extensão de uma ampla rede de proteção securitária, que ampare e resguarde a vida, a saúde e o patrimônio das pessoas, a continuidade das empresas e as grandes obras, públicas e privadas.

Relacionamento

No Brasil estarão reunidos mais de 400 profissionais de seguros de 20 países da América Latina, do Canadá, Espanha e Portugal, incluindo alguns dos maiores corretores e produtores de seguros da Região, sendo, portanto, uma excelente oportunidade para os profissionais brasileiros trocarem experiências com colegas do exterior.


O COPAPROSE acontece de 20 a 22 de abril de 2016.
No Rio de Janeiro, Brasil.
Hotel Windsor Atlântica (Av.Atlântica 1020, Copacabana)
Organização: FENACOR.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Vergílio diz que mercado de seguros avança em cenários adversos

Durante o almoço de confraternização do Sindicato das Empresas de Seguros, Resseguros e Capitalização do Estado de São Paulo (Sindiseg-SP) que aconteceu nessa quarta-feira, dia 2 de dezembro, em São Paulo, diversas lideranças do setor estiveram presentes.

O presidente da Federação dos Corretores de Seguros (Fenacor), Armando Vergílio, lembrou que o setor de seguros sempre conseguiu avançar em cenários adversos. Por isso, ele disse estar otimista apesar do cenário econômico. Seguindo essa linha de raciocínio, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camilo, ressaltou que o ano de 2015 ajudou a materializar o ditado “enquanto uns choram, outros vendem lenços”. Para ele, o mercado de seguros é comprometido e por isso contribui para o desenvolvimento do país. “Somos um ponto fora da curva e crescemos na adversidade”, concluiu.

Em sua fala, o presidente do Sindiseg-SP, Mauro Batista, disse que o ano de 2015 foi marcante para a entidade que ganhou uma nova sede na avenida Paulista e que serve de local de referência para realização de eventos e cursos do setor . “É o modernismo que chega até nós”, disse.

Fonte: Escola Nacional de Seguros.

SAVE THE DATE – Confraternização do Sincor-Pa – 19/12

Compromisso dia 19 de dezembro - Festa de Confraternização e encerramento de atividades 2015 do SINCOR-PA.

Acontecerá na sede do SINCOR-PA – Av. Duque de Caxias nº 295 - “O Corretão” a Festa de Confraternização e encerramento de atividades 2015, no dia 19 de dezembro (sábado) a partir das 12 horas, Grupo de Pagode – Feijoada/Churrasco e pagode.
           
O Sábado promete! Participe!
           
Os sócios em dias com as suas contribuições terão direito a 01 (um) ingresso para Pessoa Física e 01 (um) para Pessoa Jurídica gratuitamente e poderão adquirir até 02 (dois) ingressos a mais, no valor de R$ 50,00.

Os passaportes (ingressos) estarão à disposição para os associados adquirirem e pegarem suas camisas na sede do SINCOR/PA, a partir do dia 09/12 e para os não associados. Estarão abertas para as vendas a partir de 15/12.

Cerca de 80 pessoas já confirmaram presença, o ingresso ao preço de R$ 50,00 individual dará direito ao almoço com bebidas (água/refrigerantes, suco e cerveja). Corra e garanta o seu, não fique de fora o número será limitado a 150 pessoas.

OBS: Será obrigatório o uso das camisas para ter acesso ao evento.

Agradecemos desde já a todas as Seguradoras, Corretoras de Seguros e Prestadores de Serviços, que sempre apoiaram e acreditaram em nosso sindicato. Estes são os verdadeiros parceiros do Corretor de Seguros.