Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2016

Belém recebe Seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”

A Federação Nacional dos Corretores de Seguros, com o apoio da Escola Nacional de Seguros, Fenseg- Federação Nacional de Seguros Gerais, e Sincor-PA – Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado do Pará realiza nesta quinta-feira, 31 de março de 2016, o Seminário “Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito”, no auditório da Associação Comercial do Pará, na avenida Presidente Vargas 158.

O evento vai debater a lei federal 12.977/14, conhecida com Lei do Desmonte, e pretende reunir políticos, corretores de seguro, empresários, profissionais liberais e estudantes. Vale lembrar que esta lei vigora desde maio de 2014, mas, ainda não foi regulamentada em alguns estados.

O Brasil figura entre os países onde são mais graves as consequências da violência no trânsito. Mais de 500 mil veículos são roubados ou furtados a cada ano nas ruas e estradas brasileiras. Isso representa uma impressionante média de 1.369 registros feitos por dia ou 57 a cada hora. A cada minuto, um carro é levado por bandidos. Desse total, apenas 60% são recuperados. O restante “desaparece”, na maioria dos casos, nas oficinas clandestinas de desmanche.

Além disso, pesquisas recentes indicam que 50 mil pessoas morrem em acidentes no trânsito anualmente e mais de 70 mil ficam feridas. Neste caso, boa parte dos acidentes é provocada por peças irregulares ou defeituosas. Segundo o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e autor da Lei do Desmonte, Armando Vergílio, essa lei contribui decisivamente para mudança desse cenário.

“É importante que as autoridades estaduais regulamentem a lei o quanto antes. Lembro que lei semelhante está vigorando com pleno sucesso em São Paulo, onde roubos e furtos de veículos despencaram quase 30% no ano passado”, ressaltou Armando Vergílio. “É preciso também ficar atento à migração das quadrilhas especializadas em roubos e furtos de veículos e das oficinas irregulares de desmanche. Isso porque, quando há forte repressão em um estado, como ocorre em São Paulo, quem está fora da lei migra para regiões vizinhas para continuar a praticar os seus crimes”, completou.

A aplicação da lei deve trazer benefícios para todos os segmentos da sociedade. Há benefícios diretos com a redução dos roubos e furtos e, consequentemente dos latrocínios, e também dos acidentes, pois, quando a lei estiver plenamente consolidada em todo o país, serão disponibilizadas peças devidamente registradas e regulamentadas. Os corretores de seguros, que são os representantes legais dos segurados, têm uma nova missão social, que é pressionar as autoridades dos seus respectivos estados para que a lei seja regulamentada e devidamente aplicada.

A Lei do Desmonte, Acidentologia e Vitimação no Trânsito já é realidade em São Paulo. Mas, outros estados já avançaram, como o Rio Grande do Sul, Paraná, Alagoas e Minas Gerais, entre outros. “Tenho certeza que as autoridades paraenses já estão focadas nessa questão, pois é de interesse de toda a sociedade local que a Lei do Desmonte contribua para reduzir a violência no trânsito”, disse o presidente da Fenacor.

Armando Vergílio disse ainda que a crise política e econômica no Brasil é muito grave. “Mas, vai passar”. O mercado de seguros e, particularmente, os corretores de seguros, devem estar preparados para atender a sociedade antes mesmo desse momento da retomada do crescimento econômico. O seguro tem um papel indispensável neste momento, “pois a sociedade necessita, mais do que nunca, proteger o seu patrimônio, a vida e a saúde das famílias e a continuidade dos negócios”.

Perfil do presidente:

Armando Vergílio dos Santos Júnior, ingressou no Mercado de Seguros, Capitalização e Previdência Privada Aberta, em 1985, como securitário, tendo ocupado vários postos de direção, chefia e gerência em diversas empresas do ramo. Ele se formou Corretor de Seguros, todos os Ramos em 1989. Foi presidente do Sincor-GO - Sindicato dos Corretores de Seguros, de Capitalização e de Previdência Privada no Estado de Goiás. Foi secretário de Estado de Estado de Previdência e Seguridade do Estado de Goiás; Diretor de Previdência do IPASGO – Instituto de Previdência e Assistência de Goiás; Foi presidente da Escola Nacional de Seguros; Superintendente da SUSEP - Superintendência de Seguros Privados; Deputado Federal pelo estado de Goiás (legislatura 2.011 a 2.015), onde elaborou a Lei do Desmonte; Atualmente; É presidente do SICOOB/CREDSEGURO - Cooperativa de Economia e de Crédito de Livre Admissão de Goiânia e Anápolis; É Membro do Conselho Superior da ANSP - Academia Nacional de Seguros e de Previdência; É Membro Titular do Conselho de Administração da Escola Nacional de Seguros.


Fonte: Celso Freire e Ascom/Sincor

Nenhum comentário:

Postar um comentário